O município de Queimadas, conhecido como "Cidade das Pedras", está situado às margens da BR-104, no Agreste paraibano, na base da Serra de Bodopitá, a 137,5 km da capital João Pessoa. Seus 409,196 km² (IBGE/2001) fazem fronteira com os municípios de Campina Grande, Gado Bravo, Barra de Santana, Aroeiras, Fagundes e Caturité.
De acordo com o IBGE, sua população é de 47.658 habitantes, sendo considerada a 12ª cidade mais populosa da Paraíba. É também o município com o maior número de moradores na zona rural do estado – 18.805 habitantes (IBGE/2010). Além disso, possui o 10º maior colégio eleitoral da Paraíba, com 30.006 eleitores cadastrados (TRE-PB/2010). Queimadas é o 39º município paraibano em extensão territorial.
Inserida no bioma da Caatinga, apresenta grandes afloramentos rochosos, como a Pedra do Touro, Pedra da Tartaruga, Pedra do Cachorro, Pedra do Bico, Pedra dos Três Reis Magos e as Itaquatiaras dos Macacos, com inscrições rupestres sulcadas. Em seu entorno, há vastas áreas de matas e penhascos, com rica diversidade natural, propícias ao desenvolvimento de modalidades turísticas como: (1) ecoturismo; (2) turismo de aventura; (3) turismo de lazer e recreação, entre outras.
Mapa abaixo:
No tocante aos aspectos culturais, a cidade de Queimadas/PB apresenta grande potencial, destacando-se em manifestações tradicionais como a Festa de Reis, o artesanato local, a gastronomia, as quadrilhas juninas, o Coco de Roda, a capoeira, entre outras expressões da cultura popular.
Mapa abaixo: